Cozinha Nutritiva
Os consumidores de hoje não são mais movidos exclusivamente por dietas da moda, mas estão adotando uma abordagem mais holística para a saúde e o bem-estar por meio de ingredientes nutritivos. A definição em constante mudança de “saudável” incorpora uma combinação de sabor, nutrição e benefícios funcionais potenciais em diferentes horários de refeição e categorias de produtos.
Vemos como essa tendência se forma em todo o mundo; por exemplo, nos Estados Unidos, os consumidores procuram alimentos que promovam um microbioma saudável, produtos como salgadinhos de sorgo e kimchi rico em probióticos estão chegando às prateleiras das lojas. Por outro lado, os consumidores do Reino Unido estão interessados em lanchonetes funcionais com benefícios para a saúde mental, com variedades que combinam nutrientes com nootrópicos e CBD para ajudar a melhorar a memória, criatividade e relaxamento.
À luz da pandemia, os consumidores em todo o mundo estão fazendo mudanças em seus hábitos alimentares à medida que se concentram em melhorar seu bem-estar geral, buscando nutrir-se com alimentos ricos em nutrientes que fortalecem as defesas do corpo, melhoram a saúde respiratória e até mesmo reduzem ansiedade. Por exemplo, a maioria dos adultos na Arábia Saudita diz que agora inclui regularmente alimentos que aumentam o sistema imunológico, como frutas frescas e alimentos ricos em zinco, em suas dietas. No Chile, estão chegando ao mercado produtos inovadores como hambúrgueres de cochayuyo (algas marinhas), com baixo teor de gordura e calorias e alto teor de fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3.
Insights do mercado:
Na América Latina, as marcas de proteínas estão reagindo às preocupações com saúde e nutrição, destacando os perfis nutricionais de seus produtos (teor de proteína, aminoácidos) e criando mais opções light: baixo teor de gordura, calorias ou sódio.
Os lançamentos de snacks com pouca ou sem gordura trans e com teores de sódio mais baixos, reduzidos ou até sem sódio têm se mantido estáveis nos últimos 5 anos. Além disso, existe um grande potencial para snacks com alto teor de fibra.
73% dos consumidores centro-americanos desejam alimentos para fortalecer o sistema imunológico. (UNIMER, consumidor mutante). Os consumidores procuram conceitos baseados em Saúde & Nutrição e fortificações, aqueles que ajudam na saúde holística.
Inspiração Culinária
Inspire-se com os conceitos dessa tendência para criar ofertas inovadoras. Entre em contato com seu representante de vendas para saber como aproveitar essa tendência com base em seu portfólio de produtos.
Carpaccio de carne e batata doce banhada em Glaze de Maracujá
Uma inspiração dos clássicos da cozinha que nos dá um equilíbrio e balanço nutricionais ao ferver a batata-doce, grelhar e glacear com molho de maracujá.
Bruschetta de salmão defumado com molho de Cúrcuma e Gengibre
Este saboroso aperitivo de salmão defumado no pão de sementes levemente tostado é rico em ingredientes com ação anti-inflamatória e que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico. O truque é polvilhar com cebolinhas frescas ou brotos e adicionar o molho de cúrcuma e gengibre.
Abacate assado com ovo e salmão
O abacate, o ouro verde, é uma fruta não só com reconhecidas contribuições nutricionais como vitamina E, vitamina C, vitaminas B-3, B-5 e B-9; mas também, relaxa o sistema nervoso, ajuda a reduzir o colesterol e é recomendado para mulheres grávidas por sua contribuição de ácido fólico. Além disso, em uma época em que os Brunches estão em alta, este conceito é muito completo do ponto de vista nutricional e utiliza técnicas de cozimento que não requerem excesso de gordura. Para maior indulgência, o apresentamos polvilhado com tempero de lemon pepper e coentro picado.
Alguns ingredientes que destacam a tendência de “Cozinha Nutritiva” na América Latina:
- Maca
- Amaranto
- Quinoa
- Cúrcuma
- Couve
- Linhaça
- Moringa
- Gengibre
- Polidextrose (PDX)
- Galacto-oligossacarídeos (GOS)
DICAS DO CHEF
- Substitua as gorduras em suas preparações por gorduras saudáveis, como azeite de oliva extra virgem, óleo de semente de uva, óleo de palma vermelha ou óleo de abacate
- O arroz branco tradicional e as batatas em uma preparação podem ser substituídos por batata doce, arroz integral, kamut (trigo Khorasan ou trigo oriental), quinoa, grãos inteiros de trigo ou centeio.
- Adicione especiarias aos seus pratos, como cúrcuma, feno-grego, pimenta caiena, canela, gengibre ou alho para obter uma infinidade de benefícios à saúde.
Fontes:
Mintel, 2021 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, January 2021