

Comida e exploração sempre andaram de mãos dadas, e as ofertas de varejo e cardápio de hoje oferecem aos consumidores ainda mais oportunidades de expandir seus horizontes culinários. Uma área em que os consumidores estão muito abertos a experimentar sabores globais é na categoria de lanches. Arrojados, mas de “baixo risco”, batatas fritas, doces e nozes são maneiras fáceis de apresentar aos consumidores novos sabores que cruzam fronteiras geográficas. Por exemplo, as prateleiras de varejo dos EUA apresentam itens como palitos de nopal (cacto) mexicanos e chips fonio da África Ocidental. Na África do Sul, uma marca de batatas fritas lançou sabores inovadores como o cheeseburger de Nova York e o frango Kung Pao ao estilo de Sichuan. E o amendoim japonês pode ser encontrado no Brasil, Equador e Colômbia.
A influência intercultural também pode ser vista nas operações de foodservice. Uma rede de cafés e padarias em Hong Kong adicionou recentemente uma salada de bolo de caranguejo à base de vegetais ao estilo tailandês, enquanto uma rede casual mediterrânea com sede nos EUA está apimentando seu tradicional falafel com notas de sabor espanholas e italianas.
Nem todas as aventuras de sabor ficam longe de casa - as receitas regionais também estão decolando. Os postos avançados italianos de uma cadeia global de hambúrgueres QSR estão se concentrando exatamente nisso, com especialidades como Pecorino Romano & Scamorza Burger, 'Nduja Burger e Parmigiano-Reggiano Burger adicionando um toque local ao cardápio.
Do lado da proteína, as carnes pré-temperadas e pré-marinadas estão proporcionando aos consumidores conveniência e experiências globais de sabor. Descritores de sabor americanos que indicam ousadia e carne são encontrados em todo o mundo. Alguns exemplos incluem hambúrgueres ao estilo de Nova York na Espanha e no Reino Unido, salsichas “True Texan” em Israel e frango ao estilo da Louisiana nos Emirados Árabes Unidos. Os sabores italianos são especialmente populares na América do Sul, onde os consumidores colombianos podem comprar tofu ao estilo italiano, e os consumidores peruanos estão experimentando a linguiça italiana picante à base de vegetais.
Com inspiração ilimitada de comida de rua, comida caseira e reviravoltas no estilo de fusão, os consumidores estão prontos e dispostos a viajar pelo mundo com suas papilas gustativas!
3 tendências a serem observadas

Fusão de sabores:
Snacks e produtos proteicos serão inspirados no serviço de alimentação, explorando várias cozinhas globais para criar mashups saborosos.

Hiperlocal:
As marcas se inclinarão para sabores regionais específicos para diferenciar e fornecer ofertas mais diferenciadas.

Emoção local:
Com os consumidores viajando e optando por jantar pessoalmente novamente, a apresentação é tudo. Os operadores de foodservice apresentarão pratos inspirados em comida de rua e receitas globais dignas de mídia social.

Um Sabor de Autenticidade
Os consumidores aventureiros são o público perfeito para sabores globais autênticos. Junte-se ao Chef Mark Serice enquanto ele demonstra sua opinião sobre um prato tradicional ao estilo de Sichuan: Black Sea Bass com Douban Chili Bean Sauce. Este prato inesquecível apresenta um peixe inteiro frito envolto em uma fava fermentada em fogo lento e molho de pasta de pimenta.
Snapshot do Segmento
QSR/Foodservice
À medida que os mashups e a cozinha de fusão crescem em popularidade, pratos únicos e inovadores, como o falafel de inspiração italiana, os hambúrgueres de bao bun e o affogato com tiras de massa frita chinesa estão aparecendo nos cardápios.
Processadores de proteínas:
Ingredientes inspirados global e regionalmente estão sendo incorporados a produtos de proteína para atender ao interesse do consumidor por sabores que os ajudem a explorar o mundo.
Snacking:
Os snacks CPG estão sendo criados com foco em sabores internacionais que apresentam ao consumidor uma variedade maior de tipos de culinária. Outras marcas estão se expandindo com sabores locais dentro de uma região para criar opções ainda mais específicas.

Inspiração Culinária
Inspire-se nesses conceitos de tendência para criar ofertas inovadoras usando produtos da Griffith Foods.
Robalo do Mar Negro de Sichuan com Douban Chili Bean Sauce

Característico do estilo culinário de Sichuan, este prato atraente apresenta um robalo inteiro, frito e envolto em uma fava fermentada e pasta de pimenta. O molho é fervido lentamente com gengibre, vinagre preto e alho para intensificar seu sabor.
Apresentando: Griffith Foods Sichuan Pixian Chili Bean Sauce
Grão de bico assado com tempero Tikka Masala

O grão-de-bico assado no forno é um lanche crocante e satisfatório, topper de sopa ou complemento de salada. Eles são misturados com azeite e aromatizados com uma mistura de temperos aromáticos, incluindo garam masala, coentro, açafrão e pimenta em pó.
Incluindo: Tempero Tikka Masala da Griffith Foods
Dica do Chef
“ As cozinhas globais fornecem muita inspiração e emoção. Ao recriar um prato autêntico, reserve um tempo para entender a cultura e as pessoas daquele país ou região para apreciar a culinária com respeito e tente evitar a substituição de ingredientes tradicionais.”
–Chef Mark Serice, vice-presidente global de culinária, Griffith Foods

Experiência culinária em todo o mundo

A rede culinária da Griffith Foods se estende por cinco regiões ao redor do mundo, trazendo uma perspectiva verdadeiramente global ao nosso trabalho. Nossa capacidade de trabalhar com sabores e ingredientes autênticos é incomparável! Com mais de 190 anos de experiência combinada na frente e atrás da casa, nossos renomados chefs sabem exatamente o que é necessário para criar sistemas de sabor excepcionais e produtos inovadores e deliciosos. Podemos ajudá-lo a satisfazer o apetite dos consumidores enquanto expande seus resultados. Saiba mais sobre nossa abordagem ao artesanato culinário.

© 2022 Griffith Foods. Todos os direitos reservados.
Fonte: Mintel, 2022 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, janeiro de 2022.