Tudo começa com a visão da família Griffith, que nos deixou um grande legado: entender nosso negócio como “um veículo para o bem maior”.
Você percebeu a relevância que o tema da agenda 2030 adquiriu em termos ambientais nos últimos anos? Grande parte das empresas, instituições acadêmicas, ONGs e governos do mundo estão focados em transformar a produção de bens e serviços para a próxima década.
Por que essa transição é essencial? Porque cada vez mais as indústrias apostam na sustentabilidade como forma de conservar o planeta e os seus recursos naturais, pois é necessário garantir a existência destes recursos a médio e longo prazo. Na Griffith Foods, participamos ativamente desse compromisso há vários anos, pois entendemos que, para nutrir as pessoas, devemos também nutrir o planeta. No entanto, embora tenha começado há muito tempo, a mudança é gradual e requer ações significativas.
As pessoas, o planeta e o desempenho constituem os três pilares da sustentabilidade da nossa empresa, são a nossa abordagem de negócio de resultado triplo. Elas direcionam nossas ações, definem nossas decisões e dão vida ao nosso propósito: Combinamos Cuidado e Criatividade para Nutrir o Mundo.
É por isso que Brian Griffith, nosso presidente executivo e quarta geração dos fundadores da Griffith, colocou na mesa a frase “somos um veículo para um bem maior”, que ouviu de seu pai e que marcou para sempre sua visão do negócio. O que isso significa então? É sobre a importância que as famílias e comunidades têm para a Griffith Foods, especialmente em termos de saúde, bem-estar, nutrição e cuidado com a natureza.
Para nós, sustentabilidade é fazer as coisas certas fazendo o bem, e um dos nossos grandes objetivos é promover um futuro regenerativo, ou seja, que nossos sistemas ambientais e sociais se recuperem enquanto prosperam. Assim, nossa ideia de bem maior busca que nossos produtos sejam tão nutritivos para o planeta quanto para as pessoas. Por esse motivo, nos guiamos pelos mais altos padrões éticos e conformidade legal. Contamos com sócios e colaboradores de diversas etnias, religiões e ideologias e diferentes capacidades e condições, que são amparados por nosso compromisso com os Direitos Humanos. Buscamos sempre que nossa equipe e nossos produtos sejam a essência e os ingredientes para a criação de um mundo mais bem nutrido.
Acreditamos mesmo que a sustentabilidade também deve visar o crescimento da empresa em vários aspetos e por isso definimos objetivos como:
- Empoderar e apoiar as nossas pessoas dentro e fora do trabalho.
- Alcançar a igualdade de gênero no nível gerencial, para que haja uma representação equitativa.
- Atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa.
- Adquirir energia 100% renovável para nossas operações de produção globalmente.
- Comprar todas as matérias-primas de fontes sustentáveis.
Os líderes da empresa e das diferentes áreas são protagonistas desse processo. De sua parte, TC Chatterjee, nosso CEO, destacou a importância das fases de Recuperação e Construção durante a conjuntura global desencadeada pela pandemia de COVID-19. À medida que as medidas para garantir o bem-estar de nossos colaboradores, parceiros e fornecedores foram sendo estabelecidas, a Griffith Foods foi direcionando, ao mesmo tempo, os esforços quanto ao Propósito e Sustentabilidade, de forma que foram promovidas estratégias para inovar na produção de alimentos mais nutritivos e ecológicos, fazendo uso de ingredientes inovadores, fontes sustentáveis e esforços para otimizar o gerenciamento de resíduos, buscando gerar o mínimo possível por meio de práticas como a reciclagem.
Assim, para nós é fundamental que cada processo produtivo tenha como meta a sustentabilidade em todos os sentidos que ela abarca. Nosso propósito direciona todos os esforços e estratégias para o que queremos alcançar a curto, médio e longo prazo. Para nós, o futuro do planeta e das pessoas que o habitam será sustentável e próspero. Se você quiser saber mais sobre nossas ações em sustentabilidade, convidamos você a baixar nosso mais recente RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE aqui.