Home Viewpoints O Futuro é das Plantas

O Futuro é das Plantas

O Futuro é das Plantas

O Futuro é das Plantas

Quer sejam motivados pela saúde, ética ou simples curiosidade, os consumidores em todo o mundo estão incorporando mais alimentos, snacks e bebidas à base de plantas em suas dietas. Como os consumidores relatam que desejam limitar, mas não eliminar, seu consumo de carne, eles estão buscando vários tipos de produtos à base de plantas que imitam o sabor ou a textura da carne. Os hambúrgueres à base de misturas já são um sucesso e esperamos ver uma expansão das opções de proteínas com misturas de carne e vegetais (como nuggets de couve-flor e frango), juntamente com “carnes vegetais”, como “carne louca” desfiada feita com jaca e chouriço de soja. Consumidores em todo o mundo já estão encontrando atum protéico de ervilha em supermercados, enquanto outros podem escolher um pato vegano, ou frutos do mar à base de plantas como alternativas mais saudáveis ​​aos pratos tradicionais.

Os consumidores de hoje estão mais dispostos do que nunca a incorporar produtos à base de plantas em suas dietas de maneiras exclusivas. E o futuro das refeições vegetais depende de como os chefs e fabricantes podem satisfazer a curiosidade dos consumidores, realçando o sabor e a textura de pratos ricos em vegetais e legumes. À medida que mais segmentos de serviços de alimentação e categorias de varejo entram na categoria, as opções mais saudáveis ​​servirão como um ponto de diferenciação. Ingredientes à base de plantas exclusivos também serão exibidos fora do centro do prato. Smoothies e chás feitos com moringa em pó adicionam uma explosão de sabor “verde” e benefícios nutricionais à categoria de bebidas, enquanto as manteigas de oleaginosas ricas em proteínas prevalecerão em lanches, cafés da manhã e sobremesas.

No entanto, nem todos os alimentos vegetais têm como objetivo recriar os atributos da carne. Por exemplo, cogumelos ostra crocantes tailandeses são listados como a melhor alternativa para salgadinhos de carne, e sancks de soja defumados fornecem sabor e nutrição, com alegações veganas e de alto teor de proteínas. Itens deliciosos e memoráveis ​​como esses atraem uma população crescente de consumidores que buscam opções exclusivas à base de plantas como parte de um estilo de vida flexível.

“O Futuro é das Plantas” pelo Chef Mark Serice, Vice Presidente Global de Culinary

ALGUNS INSIGHTS E DADOS DO MERCADO:

Em relação às proteínas alternativas, os flexitarianos são o segmento com maior potencial na América Latina, buscando em seus produtos um bom conteúdo protéico, praticidade e uma experiência sensorial semelhante aos produtos de origem animal.

De acordo com o Innova Market Insights, 6 em cada 10 entrevistados em todo o mundo escolheram “à base de plantas” em vez de vegetariano ou vegan, como a declaração preferida ao comprar carne ou laticínios.

De acordo com os lançamentos informados pela Mintel, o crescimento de lançamentos de produtos de base vegetais na Latam é de 200% nos últimos 5 anos.

Inspiração Culinária

Inspire-se com os conceitos dessa tendência para criar ofertas inovadoras. Entre em contato com seu representante de vendas para saber como aproveitar as vantagens dessa tendência com base em seu portfólio de produtos.

Parmegiana Vegetariano

Inspirado na receita italiana clássica, este conceito utiliza nosso produto à base de plantas do Brasil – o Premium Plant Burger Mix Custom Culinary® Chef’s Own™, que é empanado com farinha Panko Custom Culinary® e depois frito. Em seguida, é coberto com molho de tomate caseiro e queijo vegano. Por fim, o produto vai ao forno para receber um acabamento dourado.

O Futuro é das Plantas
Apresentamos o Premium Plant Burger Mix Custom Culinary® Chef’s Own Plant Based do Brasil

Ceviche de cogumelos e pejibaye

Inspirado no tradicional ceviche costarriquenho que contém limão, coentro, pimenta doce e cebola, mas com uma deliciosa variação que incorpora pejibayes (podem ser cozidos em caldo de vegetais e 1 colher de sopa de açúcar mascavo) e cogumelos grelhados para obter suculência e textura com muito sabor.

O Futuro é das Plantas
Goulash vegetariano com cogumelos e batatas

Fácil e rápido prato para as estações frias, para aproveitar os finais de semana em família. Feito com nosso Premium Plant “Chicken” Mix da Custom Culinary® Chef’s Own Plant Based do Brasil, transmite um perfil grelhado à preparação. Batatas e cogumelos acompanham. A páprica, a pasta de tomate e um pouco de ervas como alecrim e louro completam o prato.

O Futuro é das Plantas
Apresentamos o Premium Plant “Chicken” Mix da Custom Culinary® Chef’s Own Plant Based do Brasil
O Futuro é das Plantas

“A nutrição sustentável tem padrões que reduzem o impacto sobre o meio ambiente. Alimentos orgânicos ricos em nutrientes, como feijão e lentilha, são um bom ponto de partida”.

Estes são alguns ingredientes protagonistas nesta tendência:

Para utilizar como substituto:

  • Cogumelos
  • Leguminosas como feijões vermelhos, brancos, pretos
  • Tofu
  • Lentilha
  • Ervilha
  • Jaca

Para marinar ou temperar:

  • Redução de vinagre balsâmico
  • Especiarias aromáticas como alecrim, manjericão, hortelã, orégano, sálvia
  • Pimentas
  • Pimenta verde e rosa
  • Pimentas Guajillo, Poblano, Chipotle e Jalapeño
  • Páprica
  • Pimenta de caiena e pimentão

Para proporcionar textura, sabor e variedade:

  • Nozes
  • Sementes
  • Cereais

O Futuro é das Plantas

DICAS DOS CHEFS

  1. Ao cozinhar o grão-de-bico, não jogue fora a água do cozimento! Esse subproduto se chama aquafaba e serve como substituto do ovo em diversas receitas veganas, como merengues, maioneses, bolos e outros. Aquafaba serve como um emulsificante, espessante, aglutinante, espumador ou gelatinizante.
  2. Aprenda a cozinhar ervas e temperos para criar novos sabores em seus pratos à base de plantas. Podemos experimentar misturas como os “curris” amplamente usados ​​na culinária indiana. Por exemplo, para um molho você pode misturar iogurte natural com especiarias ou ervas, um pouco de soja, limão e pronto!
  3. Utilize o azeite vegetal aproveitar seus benefícios nutricionais, e “iluminar” um prato feito com proteínas alternativas e manter seu aspecto atraente. Você pode preparar azeites aromatizados com uma variedade de ervas a gosto enchendo uma garrafa com azeite, especiarias ou ervas e deixando pelo menos 10 dias em um local escuro em temperatura ambiente agitando a garrafa uma vez por dia.

Conheça alguns restaurantes destacados por ter como valor principal a aplicação da tendência “O Futuro é das Plantas”:

O Futuro é das Plantas

GREEN KITCHEN

Uma “cozinha em nuvem” totalmente vegana que serve comida caseira e para viagem vegana. Este restaurante faz comida vegana com as técnicas e ingredientes mais atuais. Eles têm versões de pratos típicos brasileiros feitos apenas com plantas. Saiba mais em: https://www.instagram.com/greenkitchenbr/?hl=en

O Futuro é das Plantas

HUMUS x HORTENSE

É o melhor restaurante vegano do mundo e está localizado em Bruxelas, na Bélgica.

Possui um design minimalista onde o conceito de sustentabilidade está no centro do projeto. Nicolas Decloedt é um chef visionário que coloca os legumes, verduras e frutas no centro de seus pratos; Além disso, sua equipe inclui botânicos, nutricionistas e cientistas da alimentação que buscam o melhor sabor das plantas. Tudo é fresco e natural e várias técnicas de cozinha são utilizadas. Para mais informações visite: https://humushortense.be/

O Futuro é das Plantas

Fontes:

Mintel, 2021 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, January 2021

Mintel, Saving the Planet with Sustainable Ingredients, March 2020

Let's Create Better Together

Want to get in touch? We’d love to hear from you. Fill out the form and we will reach out to you as soon as possible.
  • Select Subject*
  • Select Locale*
  • Name*
  • Email*
  • Company*
  • Phone Number*