

Com foco no equilíbrio e na simplicidade, a culinária japonesa influencia as tendências gastronômicas em todo o mundo. Os ingredientes e sabores tradicionais japoneses não apenas foram moldados ao longo de séculos de história, mas também se alinham com a maneira como os consumidores desejam comer hoje.
Do lado da proteína, os sabores japoneses são comumente usados para realçar frutos do mar, com itens como bacalhau em molho de manteiga miso-yuzu e salmão glaceado com missô de gengibre encontrados nas prateleiras de varejo canadenses e americanas. Mercearias alemãs são abastecidas com karaage de frango, frito em uma massa de soja, gengibre e especiarias. Até proteínas vegetais como o tofu defumado com cedro podem ser encontradas na França, preparadas com técnicas tradicionais japonesas.
Os lanches de inspiração japonesa podem ser vistos em uma variedade de formatos, desde lanches clássicos para viagem até itens com porções maiores e mais recheados. Sabores arrojados animam os favoritos crocantes, incluindo shoyu vietnamita e biscoitos de arroz com sabor de mel, amêndoas de soja e wasabi em Omã e chips de maionese de ovas de capelim tailandeses. Lanches mais substanciais, incluindo bolinhos de arroz com salmão defumado envoltos em algas marinhas, ou onigiri, encontrados na Colômbia, tonkotsu ramen sueco e gyoza de pato hoisin no Reino Unido abrem as portas para a exploração de sabores.
No foodservice, a influência da culinária japonesa pode ser vista desde restaurantes de serviço rápido até restaurantes finos com estrelas Michelin. Uma operadora de restaurantes casuais nos Estados Unidos está tentando tornar o sushi mais acessível, servindo aburi (sushi queimado) em um ambiente descontraído. No Peru, o estilo culinário nikkei aplica técnicas japonesas aos ingredientes peruanos, resultando em pratos como vieiras Paracas com feijão verde e missô, ou sorvete de lúcuma coberto com molho de soja. E uma cadeia global de hambúrgueres está trazendo um favorito japonês para as massas, servindo sanduíches de tempura de camarão frito em Taiwan.
À medida que os custos dos alimentos continuam subindo, siga as dicas da culinária japonesa: aproveite as porções menores e mais selecionadas e concentre-se em sabores brilhantes e umami e texturas únicas.
3 Trends to Watch

Autenticidade sem carne:
Com as proteínas tendendo a alternativas à base de plantas, as marcas buscarão maneiras de permanecer fiéis a culinárias como o churrasco japonês e o sushi, oferecendo versões sem carne.

Lanches Ricos em Umami:
As marcas de lanches expandirão seu repertório de sabores além da soja, wasabi e miso em ingredientes como katsuobushi e kombu. A inclusão de ingredientes fermentados pode permitir a promoção de imunidade e alegações de saúde intestinal.

Flavor Fusion:
Com a proliferação da culinária japonesa em todo o mundo, os operadores de serviços de alimentação criarão pratos de fusão que combinam a cultura local com os sabores japoneses.

O moderno assume a culinária autêntica
A composição simples, mas elegante, é uma das marcas da culinária japonesa. Veja o Chef Jaime Mestan criar o Tsukune de frango no espeto, almôndegas de frango temperadas com um glacê yakitori de dar água na boca com soja, mirin, saquê e açúcar.
Snapshot do Segmento
QSR/Foodservice:
Ao experimentar alternativas de carne japonesa à base de plantas, pequenos pratos e técnicas tradicionais de culinária, os operadores são clientes empolgantes e criam pratos de fusão com autêntica inspiração japonesa.
Protein Processors:
Carne, peixe e produtos de proteína à base de plantas estão aproveitando os sabores regionais do Japão, incluindo o sabor cítrico do yuzu e ingredientes saborosos ricos em umami, como o missô. O missô, em particular, está se tornando mais amplamente utilizado.
Snacking:
As marcas de lanches CPG estão aproveitando os sabores japoneses mais populares, incluindo soja, teriyaki e wasabi. Do lado mais doce, sabores como ume (uma fruta parecida com ameixa) podem ser encontrados em aplicações como bolos e bebidas.

Culinary Inspiration
Get inspired by these on-trend concepts to create innovative offerings using products from Griffith Foods.
Tsukune de frango no espeto com esmalte Yakitori

As almôndegas de frango temperadas são grelhadas no espeto e pinceladas com a clássica cobertura de yakitori feita com soja, mirin, saquê e açúcar. Coberto com sementes de gergelim e cebola verde lascada.
Apresentando: Griffith Foods Tsukune Meatball Seasoning and Binder, Griffith Foods Yakitori Glaze
Feijão Edamame assado na brasa e pimenta Shishito polvilhada com Togarashi com garoa de soja e yuzu

Uma dupla de vagens de edamame e pimentas shishito são assadas no carvão e polvilhadas com tempero togarashi picante e saboroso, servidas com molho de soja-yuzu para mergulhar.
Apresentando: Molho de Soja-Yuzu Griffith Foods, Tempero Togarashi Griffith Foods
Chef Tip
“ A pasta de missô é um alimento básico indispensável em qualquer cozinha comercial. Combinado com mel e uma gota de óleo de gergelim torrado, faz um excelente esmalte para carnes grelhadas e vegetais. Ou adicione um toque de vinagre de arroz para um molho de salada fácil e com baixo teor de gordura.
–Chef Mark Serice, vice-presidente global de culinária, Griffith Foods

Foco na Sustentabilidade

Nos últimos anos, à medida que a popularidade da culinária japonesa cresceu, o consumo de atum também aumentou, tornando os frutos do mar sustentáveis mais importantes do que nunca. As empresas estão assumindo o desafio de cultivar totalmente o atum, enquanto os chefs se concentram em peixes certificados por organizações sem fins lucrativos, como o Marine Stewardship Council e o Aquaculture Stewardship Council. Os restaurantes também estão incorporando diferentes tipos de peixe ao cardápio (juntamente com uma variedade maior de cortes/partes) para reduzir o desperdício de alimentos.
–Kano Shunsuke, Chef Corporativo, Griffith Foods Japão

© 2022 Griffith Foods. All rights reserved.
Source: Mintel, 2022 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, January 2022.