Home Viewpoints Os Clássicos que Reconfortam

Os Clássicos que Reconfortam

Os Clássicos que Reconfortam
Os Clássicos que Reconfortam

Os Clássicos que Reconfortam

Durante 2020, em um momento de mudanças e incertezas sem precedentes, os consumidores em todo o mundo voltaram-se para seus alimentos favoritos. Hoje, ao viver uma nova realidade, muitos consumidores ainda exigem alimentos que sustentem seu desejo de conforto, familiaridade e bem-estar emocional.

Refeições caseiras se tornaram uma fonte de conforto e os consumidores dedicaram tempo para aprimorar suas habilidades culinárias. Agora, muitos estão prontos para adicionar novas receitas e alimentos ao seu menu. Opções de fabricação rápida, como kits de refeição sous-vide (embalados a vácuo) e adaptações para o varejo de restaurantes favoritos oferecem aos consumidores atalhos deliciosos para a criação de alimentos reconfortantes em casa. Por exemplo, uma popular cadeia de pizzarias nas Filipinas começou a oferecer uma versão pronta para cozinhar de sua marca registrada de batatas crocantes, disponível em supermercados. O produto também criou um senso de comunidade nas redes sociais, por meio de “dicas” compartilhadas e dicas de culinária.

Operadores e fabricantes podem apresentar inovações em alimentos reconfortantes com temas como “pratos nostálgicos” ou “variações de um clássico”. Do lado das proteínas, um restaurante sofisticado no Reino Unido ofereceu um menu de degustação inspirado nos favoritos da infância, com carnes artesanais premium e frutos do mar. A categoria de snacks faz um ótimo trabalho combinando sabores novos e tradicionais de comida caseira; itens como batatas fritas com sabor de sanduíche cubano no Canadá mostram essa curiosidade do consumidor.

Oferecer um formato reconhecido e mudar condimentos, recheios ou coberturas capta a atenção dos consumidores em grande escala. Encontrar um equilíbrio entre sabores familiares e emocionantes impulsionará a tendência de conforto no próximo ano.




ALGUNS INSIGHTS DE MERCADO


20% dos lançamentos analisados ​​nos últimos 6 meses de preparações feitas com sabores tradicionais ou clássicos, buscam apresentar uma versão diferenciada ou inovadora do que o consumidor já conhece.

Na América Latina, houve aumento de 67% nos lançamentos de produtos “caseiros” ou “home-made” da categoria pronto para comer.

De acordo com os lançamentos do GNPD, os snacks da região com sabores associados a assados ​​e grelhados na América Latina tiveram um crescimento de 15,2% entre 2019 e 2020.

INGREDIENTES DESTACADOS

Encontre os ingredientes que se destacam em diferentes partes da região da América Central e do Sul, bem como mais números de mercado que nos ajudam a medir a tendência.
Os Clássicos que Reconfortam

As categorias com maior número de produtos lançados com declarações de sabores “clássicos e caseiros” na região andina formada por Peru, Equador e Colômbia são:

• Padaria (29%)

• Snacks (15%)

• Molhos e condimentos (13%). 

**Nota: dados percentuais do total de lançamentos com declarações de clássicos e / ou caseiros.

Ingredientes e sabores predominantes:

• Chocolate

• Baunilha

• Banana

• BBQ

• Mostarda

Os Clássicos que Reconfortam

Para a região da América Central e Caribe, os sabores clássicos em tendência são BBQ (49%) e defumado/grill (37%) com os seguintes ingredientes como protagonistas:

• Pimentão

• Pimenta preta

• Alho

• Cebola

Entre os ingredientes doces confortáveis ​​ao nível do consumo, os destaques são:

• Chocolate

• Mel

Os Clássicos que Reconfortam

Para o Brasil, encontramos os seguintes alimentos que proporcionam sensação de conforto e afeto:

• Especiarias caseiras que lembram a comida da avó ou da mãe

• Pão de queijo

• Frango assado

• Churrasco Brasileiro

• Feijoada

Entre os sabores doces e sobremesas, destacam-se:

• Chocolate

• Brigadeiro

• Bolo

• O clássico Romeu e Julieta: queijo com goiabada

Inspiração culinária

Inspire-se por esses conceitos baseados em tendências para criar ofertas inovadoras com produtos Griffith Foods. Entre em contato com seu representante de vendas para saber como essa tendência pode ser personalizada para seu portfólio de produtos.

Bolinho de Feijoada

A feijoada é um dos pratos mais tradicionais do Brasil e tem forte ligação com a cultura local. Uma forma diferente de degustar os incríveis sabores deste prato é transformá-lo em uma versão tipo aperitivo ou snack que já se tornou muito popular em bares e restaurantes..

Para isso, basta bater a feijoada com um pouco de farinha de milho. Em seguida, recheie com couve e bacon. Para finalizar, basta empanar e fritar.

Os Clássicos que Reconfortam
Apresentamos o empanamento Panko Custom Culinary® e o Molho Thai Sweet Chili Custom Culinary® Zafrán®

Creme de abóbora com croutons de queijo e ervas

A abóbora é um dos vegetais mais conhecidos e facilmente acessíveis na Costa Rica e outros países da região da América do Sul e há várias variedades de abóbora, mas todas com sua cor laranja vibrante particular.

Podemos encontrá-la em diferentes preparações como em doces, saladas, na grelha ou panificação. Esse conceito leva a abóbora assada com sementes de cebola, alho, óleo e erva-doce para ser combinada com um fundo de vegetais ou frango e creme. Pode ser finalizado com tempero com caril e coentros picados e acompanhado de croutons de queijo e ervas.

Os Clássicos que Reconfortam
Rabanadas

O pão é um alimento associado à cultura européia e anglo-saxônica, porém, nos últimos anos, observamos um aumento do seu consumo na região da América Latina e no resto do mundo. Esse alimento faz parte da dieta alimentar de todas as famílias independentemente da renda familiar e é consumido doce ou salgado. Existem receitas feitas com pão que fazem parte de uma refeição “vintage” como a rabanada.
Hoje apresentamos este prato clássico da gastronomia que se pode consumir a qualquer hora do dia. É fácil de preparar para um lanche em família, é econômico e ecologicamente correto, pois não desperdiça alimentos.

Os Clássicos que Reconfortam

DICAS DOS CHEFS

A pizza é um dos alimentos reconfortantes mais consumidos no mundo, mas costuma ser assimilada com algo mais calórico. Uma forma de consumir este prato com “menos culpa” é trabalhar as opções de massas com vegetais, como a couve-flor. Você também pode escolher coberturas mais saudáveis, como abobrinha ou berinjela.”

– Chef Daniel Roseira

“As batatas fritas são normalmente um dos alimentos mais reconfortantes, mas podemos consumi-las dando um toque que nos dá uma sensação de conforto mais ampla.
Podemos acompanhá-los com maionese picante ou aromatizante como a maionese chimichurri ou maionese de pesto. Você também pode fazer pratos como passas nacho ou passas com queijo e se quisermos ser um pouco mais arriscados podemos preparar uma lomo saltada com batata frita e adicionar um creme de abacate.”

– Chef Valeria Hernández

“Clássicos são clássicos e sempre serão assim. O que será diferente ao longo dos anos será a experiência diferente para o consumidor, pois a tecnologia nos permitirá propor de uma forma diferente e a transparência da origem dos produtos será ainda mais acessível.
Os clássicos são clássicos e você tem que cuidar deles com os melhores ingredientes e as receitas mais autênticas. Peça aos seus avós, vizinhos ou conhecidos das pessoas mais velhas da casa para compartilharem as receitas dos seus pratos típicos. Escreva-as sem perder tempo para nunca esquecer os detalhes das receitas clássicas que têm valor acrescentado na época que se transmite de geração em geração. Bom apetite”

– Chef Davide Bossi



Os Clássicos que Reconfortam

Na Griffith Foods, somos apaixonados por criar alimentos deliciosos que são nutritivos, sustentáveis ​​e saudáveis. Em tempos em que os consumidores buscam conforto nas refeições, estamos trabalhando em conjunto com nossos clientes aliados para desenvolver produtos e pratos com um toque mais nutritivo. A adição de ingredientes com alto teor de nutrientes, ou simples substituições de ingredientes em uma formulação, pode adicionar um toque nutricional adicional aos alimentos reconfortantes, normalmente associados à indulgência. Saiba mais sobre essa tendência em nosso blog sobre Cozinha Nutritiva.

Os Clássicos que Reconfortam

Perspectiva Culinária

Em um episódio recente de nosso podcast “The Blend” da Griffith Foods, os Chefs Daniel Roseira da nossa região (Brasil) e o Chef Andy Jones compartilham sua comida caseira favorita influenciada por suas experiências de infância, suas viagens e sua carreira na indústria de alimentos. Eles falam sobre os pratos de conforto que se tornaram populares durante a pandemia, bem como sua visão da evolução dessa tendência no futuro.

Escute o capítulo do podcast aqui

Os Clássicos que Reconfortam

Fontes:

Mintel, 2021 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, January 2021

Let's Create Better Together

Want to get in touch? We’d love to hear from you. Fill out the form and we will reach out to you as soon as possible.
  • Select Subject*
  • Select Locale*
  • Name*
  • Email*
  • Company*
  • Phone Number*