Home Viewpoints Combinações Virando Tendência

Combinações Virando Tendência

Combinações Virando Tendência
Combinações Virando Tendência

Combinações Virando Tendência

Quando se trata de criar novos produtos ou itens de menu, nada se compara a uma fusão! Inspirado por dois pratos, sabores ou formatos aparentemente díspares, um único ponto de diferença pode ser alcançado com resultados deliciosos.

Do lado das proteínas, as carnes defumadas e grelhadas são uma grande oportunidade de inovação em sabores. Por exemplo, existe um produto no Reino Unido que é vendido em redes de varejo e combina os sabores tradicionais britânicos de cordeiro e hortelã com kaftas do Oriente Médio, pré-formadas em espetos de madeira para maior comodidade. Outro grande exemplo dessa tendência é visto na Tailândia, onde os sabores de fusão internacional abundam na categoria de proteínas, com pratos como hambúrgueres de porco larb e hambúrgueres pad ka prao sendo comuns em vendedores ambulantes.

Embora possam não parecer semelhantes a olho nu, muitas culinárias globais compartilham atributos comuns que os tornam ideais para a criação de pratos de fusão. A culinária nikkei, encontrada no Peru, traz os sabores japoneses para pratos peruanos como o ceviche. Na Índia, pratos de fusão global como as quesadillas kadhai paneer e pizza paneer tikka makhani demonstram a popularidade dessa abordagem. E uma rede de takoyaki japonesa oferece variedades de bolinhos fritos de polvo inspirados na culinária francesa, chinesa e tailandesa.

As fusões são frequentemente encontradas na categoria de snacks, onde a curiosidade do consumidor é alta e o risco percebido de experimentar novos alimentos ou sabores é baixo. Amendoins cozidos em chaleira com sabor de harissa (EUA), um bife grelhado com batatas fritas Chimichurri (Reino Unido) e batatas fritas com chutney (Taiwan) são inovadores o suficiente para serem memoráveis, sem alienar os consumidores que não querem se afastar muito de suas zonas de conforto.

As junções e combinações exclusivas ajudam os consumidores a superar a “fadiga do sabor”, estejam eles cozinhando em casa, comprando lanches em uma loja de varejo ou desfrutando de uma refeição em um restaurante. Tentar diferentes combinações de ingredientes doces, salgados, azedos e picantes traz uma qualidade viciante e sedutora a novos produtos e itens do menu.



O desejo por sabores ousados ​​e pares interessantes mostra que os consumidores buscam criar novas experiências por meio de fusões culinárias. Neste vídeo, o chef Jonny mostra-nos a fusão “ketchup de morango”, uma receita criativa que responde à tendência da fusão com menos açúcar adicionado do que os temperos tradicionais.

ALGUNS INSIGHTS DE MERCADO




De acordo com o Innova Market Insights, os consumidores aventureiros da América Latina estão interessados ​​em texturas, sabores e cores emocionantes. Consumidores entre 26 e 35 anos estão mais interessados ​​na textura dos produtos. Aqueles com mais de 35 anos se concentram mais em seus ingredientes.

A indulgência continua tendência. Busca vivenciar novas sensações, dar-lhe um valor emocional e provocar um sentimento de lembrança no consumidor (CACIA). 49% dos Millennials e da Geração Z gostam de experimentar sabores novos e incomuns. Os sabores do Oriente Médio estão surgindo como tendência em snacks em todo o mundo.

Os sabores vegetais, frutas, salgados, doces, fitoterápicos e ácidos são os mais presentes nos alimentos consumidos com maior regularidade (UNIMER).
Snacks inovadores geralmente começam com um formato familiar, como batatas fritas, nozes ou biscoitos, e adicionam um toque inesperado com sabores globais.

Inspiração Culinária

Inspire-se por esses conceitos da tendência para criar ofertas inovadoras com produtos Griffith Foods. Entre em contato com seu representante de vendas para saber como essa tendência pode ser personalizada para seu negócio e portfólio de produtos.

Ceviche Nikkei

A culinária nikkei é a fusão da culinária japonesa com a de outros países, neste caso a peruana.

Para o seu preparo é necessário cortar um peixe branco em pequenos pedaços e misturar com limão, sal e deixar repousar alguns minutos. Em seguida, misture a cebola roxa picada, o milho doce e a cebolinha. Finalmente, adicione o molho teriyaki para um toque asiático agridoce.

Combinações Virando Tendência
Apresentamos o Molho Teriyaki de Custom Culinary® Zafrán®

Brownie de Biscoitos e Lascas de Chocolate

Podemos falar de cozinha de fusão ao misturar 2 ou mais culturas e também quando combinamos 2 ou mais pratos existentes num só. Este conceito de sobremesa funde 2 dos favoritos mais consumidos em todo o mundo, como biscoitos e brownies. Fazendo cada mistura separadamente, eles são misturados na hora de assar e personalizar com coberturas variadas.

Combinações Virando Tendência
Apresentamos a Mistura de Brownie da Custom Culinary® Chef’s Own™ e o Topping de Chocolate da Custom Culinary® Zafrán®

RESTAURANTES EM TENDÊNCIA

Combinações Virando Tendência

BORAGÓ – CHILE

Segundo o chef do Boragó, Rodolfo Guzman, para se tornar um bom cozinheiro é preciso ter em mente quem você é, de onde você vem e em que contexto se dá o seu crescimento pessoal e profissional.

Com essa atitude consciente, ele criou em 2006 uma cozinha criativa que combina produtos do território chileno, antigas receitas indígenas e técnicas culinárias modernas.
Este restaurante está posicionado entre os melhores do mundo e permite que você tenha uma experiência única de sabores como especiarias aromáticas e plantas que crescem a mais de 3.000 metros de altura na cordilheira dos Andes.

Em seu menu, Boragó apresenta conceitos de fusão baseados em algas e cogumelos chilenos, o cordeiro cozido por 12 horas como os índios Mapuche faziam, mas com uma técnica própria que transforma a carne dura em pedaços macios e magros.

A sua cozinha “endêmica” é única porque é uma combinação 100% de ingredientes e receitas locais com técnicas contemporâneas.

Para mais informações, visite: https://www.borago.cl/index.html

Combinações Virando Tendência

LA GUAPA – BRASIL

La Guapa É o restaurante mais informal de Paola Carosella, uma das juradas do Masterchef Brasil.

Aqui as receitas tradicionais de empanadas ganham um toque brasileiro, trazendo empanadas com recheios como requeijão, goiaba e alecrim fresco caipira, ou baiana com camarão, coentro e pimenta.

Para mais informações, visite: https://www.laguapa.com.br/

INGREDIENTES DESTACADOS

BRASIL

  • Sabores agridoces
  • Frutas tropicais
  • Flor de sal
  • Caramelo salgado
  • Diferentes tipos a picâncias de pimentas

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE

  • Páprica
  • Cúrcuma
  • Soja (versatilidade asiática)
  • Manga
  • Maracujá
  • Pimenta chipotle
  • Pimenta caiena

REGIÃO ANDINA

  • Tamarindo picante
  • Amendoim defumado
  • Cafés frutados (pistache, amora, lulo)


Combinações Virando Tendência

Alguns tips de nossos Chefs na região da América Central e do Sul:

+ Tacos e burritos são pratos tradicionalmente mexicanos, mas são excelentes opções para fusão com outras cozinhas. Um exemplo seria um burrito de recheio de frango asiático com molho de pimenta doce.

+ Podemos misturar sabores e bebidas de diferentes regiões para alcançar conceitos incríveis, por exemplo, misturar vinho, chocolate e queijo faz maravilhas em sobremesas.

+ Outros sabores para explorar nas sobremesas e dar um novo toque aos tradicionais são os picantes ou os salgados.

+ O conceito culinário denominado “Cozinha Endêmica” consiste em utilizar produtos de toda a geografia de um país, incluindo vegetais que são cultivados e colhidos sem intermediários. Esta “cozinha da vida” funde os sabores autênticos de um país através de técnicas culinárias de vanguarda ou técnicas antigas mas aperfeiçoadas.

+ Para muitas regiões da América Central e do Sul, cozinhar em óleo de coco (que é doce) é uma alternativa ao azeite de oliva (que é ácido) e tem benefícios nutricionais interessantes. O resultado da mistura de sabores será uma combinação de notas aromáticas em que este doce, tão familiar na nossa região geográfica, terá um papel importante.

+ Outro exemplo de fusão é o cozimento em folhas de plantas que aplicam a técnica do vapor e são amigáveis ​​ao meio ambiente.

Combinações Virando Tendência

Fontes:

Mintel, 2021 FlavorIQ® Global Trends and Insights Report, January 2021

Let's Create Better Together

Want to get in touch? We’d love to hear from you. Fill out the form and we will reach out to you as soon as possible.
  • Select Subject*
  • Select Locale*
  • Name*
  • Email*
  • Company*
  • Phone Number*